quarta-feira, 24 de junho de 2015

Guia de viagem para quem deseja ir à Itapina / ES





    ITAPINA 


Um cantinho bem pertinho...




              Itapina foi fundada em meados do século XIX por imigrantes europeus. Em 1907 foi inaugurada a Estação Ferroviária de Itapina, da Estrada de Ferro Vitória-Minas. A partir de 1910, Itapina viu a cidade florescer e se tornar um dos polos comerciais de café mais ricos do Espírito Santo. Lojas de carros e artigos importados, comerciantes de seda e café e outros artigos finos, faziam o comércio de Itapina mais movimentado que o da sede do município – Colatina. 





                                                     



       




 HISTÓRIA DA PONTE INACABADA


   No governo de Juscelino Kubitschek, dentro do Plano de Metas, estava incluído um projeto de uma ponte que passaria sobre o Rio Doce e ligaria Itapina à, então em construção da ES-259, e esta construção, encurtaria o caminho até Colatina em até 30 minutos. Devido a falta de interesses políticos e a burocracia, a ponte foi abandonada e atualmente virou um ponto turístico da cidade.




                                                        ONDE IR EM ITAPINA


         No perímetro urbano poder –se ir em diversos lugares, mas sempre bem perto da natureza. O lugar é bastante bucólico e histórico, com muitas  construções antigas. Pode-se fazer todo o percurso como uma calma caminhada. Em nenhum dos locais precisa-se pagar uma taxa para visitação, exceto o passeio de balsa.

- Bar do Elizeu
Ele fica em frente a pracinha do distrito, lá  podemos conhecer diversos objetos antigos, isso porque, quase toda a decoração do local é rustica. Ele serve lanches e até almoço, dependendo da quantidade de pessoas, podemos ainda comprar algumas coisas a mais que precisar, pois o bar é daqueles tipo mercearia, que vende de tudo um pouco. O horário de funcionamento são todos os dias da semana, das 07:00 horas até as 10:00 horas.

- A ponte inacabada
Fica um pouco mais a frente da estação, é uma construção muito bonita, e que se pode ter um visual incrível lá de cima. O que temos da construção é um “pedaço” da ponte, e somente os pilares, do restante que seria construído. Os moradores gostam muito daquele local, é como se você o “mirante” do distrito.

- Estação Ferroviária

Fica as margens do Rio Doce, perto da pracinha do distrito. Na estação podemos conhecer a linha do trem, as acomodações para os passageiros e o principal é a construção de um galpaõ que é da época da inauguração da estação, ele não está muito em boas condições, mas ele era utilizado para armazenar as mercadorias que seriam transportadas, principalmente o café.

- Reserva Floresta
  No distrito existe uma Reserva Florestal. Para fazer a visita é preciso conversar com o Srº Natalino para a autorização, ele mesmo é o guia e responsável pelo local. A reserva é um pedaço de Mata Atlântica, e durante a visita você pode visitar um nascente, que fica próxima a trilha.

- Passeio de balsa
Pode-se fazer uma travessia no Rio Doce de uma margem a outra com uma balsa, o passeio dura cerca de 40 minutos, e durante o percurso pode-se curtir o visual e a calma do Rio. O passeio tem o custo de R$ 3,00 por pessoa


- Museu Virginia Tamanini.

Ele ainda está em obras, mas podemos ver os primeiros resultados da restauração do casarão, e alguns espaços das suas dependências.






ONDE FICAR EM ITAPINA


Camping do Dimas
Diária para acampar em torno de R$15 por pessoa.
Eles fecham para grupos
(27) 3711-4378 / 9228-6819 / 9816-8656

Pousada Tânea Bicali
Cama e café no aconchegante casarão da Tânea
Localizada na rua principal da vila
(27) 3743-1093




 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário